10 filmes com spoilers no nome
Os chamados spoilers podem tirar muita gente do sério. Eles ocorrem quando alguém revela um acontecimento importante, geralmente de um longa ou de uma série, antes que você possa assistir à cena em questão. Para quem gosta de surpreender-se com cada reviravolta do roteiro, essas informações acabam quebrando toda a expectativa do momento, uma vez que o público já sabe o que está por vir. Algumas vezes, porém, a maneira como a obra é chamada também pode dar pistas sobre os rumos que a narrativa irá tomar.
Certos filmes possuem nomes tão sugestivos que chegam a contar, até mesmo, o final da história. Ficou curioso para saber quais são? Então acompanhe esta lista que a equipe do Tediado preparou.
1 – (500) Dias com Ela
Um casal bem-humorado se apaixona perdidamente, enfrenta alguns percalços pelo caminho, até que consegue, enfim, ficar juntinho no final. Essa é a premissa de muitas comédias românticas por aí. No entanto, não é o caso do terceiro filme da nossa lista. O longa narra a frustrada história de amor de Tom (Joseph Gordon-Levitt), um jovem que se encanta pela bela Summer (Zooey Deschanel), porém não é correspondido. O público torce para a moça se interessar pelo rapaz, mas o título já nos adianta: entre idas e vindas, Tom vai passar apenas 500 Dias com Ela. Nada de “felizes para sempre” por aqui.
2 – O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
Desta vez, a culpa não foi do título brasileiro. O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford é uma tradução literal do nome original do filme, que já nos revela, de cara, o principal acontecimento da história. O longa acompanha a jornada do famoso ladrão Jesse James (Brad Pitt), enquanto o jovem Robert Ford (Casey Affleck) se aproxima dele, conquistando sua confiança e garantindo uma vaga no bando. Movido pela ambição, o rapaz firma um acordo com o governador da cidade para capturar ou matar Jesse. O traidor, então, comete o homicídio — e a gente finge que não desconfiava de nada!
3 – O Diabo Disse Não
Henry morreu e, ciente do péssimo ser humano que foi durante sua passagem na Terra, está decidido a conseguir uma vaguinha no Inferno. Lá, é recebido pelo Diabo em pessoa, que duvida de seus pecados, mas promete garantir a entrada do rapaz se ele o convencer de que merece tal oportunidade. O sujeito, então, começa a narrar a história de sua vida para o tinhoso, tentando provar o terrível comportamento que tinha. Nem precisamos assistir até o final para saber qual será o veredito do anjo do mal. O título do filme já entrega: O Diabo Disse Não!
4 – Quatro Vidas de um Cachorro
Bailey é um cachorro feliz e muito fiel ao seu dono, o pequeno Ethan. Juntos, o garoto e o bichinho constroem uma bela relação de amizade, que perdura por anos enquanto o menino cresce e o pet envelhece. Já com a idade avançada, o peludo não consegue resistir a uma doença. Ele morre, mas desperta, logo em seguida, novamente como um filhote, no corpo de outro cãozinho. Uma nova vida começa para o animal, porém o público já sabe, graças ao título, que isso vai acontecer outras vezes durante o filme. Afinal, não são apenas duas, mas Quatro Vidas de um Cachorro.
5 – 12 Anos de Escravidão
Aqui, mais uma vez, o spoiler também está presente no título original. Solomon (Chiwetel Ejiofor), um homem livre, cai em uma emboscada e acaba sendo torturado e vendido como escravo. Cercado pela opressão e pela violência a que é submetido, o rapaz alimenta a esperança de retomar sua antiga vida, enquanto enfrenta a crueldade do senhor de engenho Edwin Epps (Michael Fassbender). A luta de Solomon, felizmente, não será em vão. E sabemos, desde o início, quanto tempo ela vai durar. São 12 Anos de Escravidão até que ele, finalmente, reconquista a liberdade.
6 – Fruitvale Station: A Última Parada
A trágica história real de Oscar Grant, um jovem de 22 anos morto por um policial em uma estação de trem na Califórnia, foi recontada nos cinemas em Fruitvale Station: A Última Parada. Mesmo para quem não conhece o caso, o título da produção já sugere o terrível fim do protagonista. Estrelado por Michael B. Jordan, o filme retrata as últimas horas de vida do rapaz, que teve um frim trágico quando estava voltando de São Francisco, depois de comemorar o Ano Novo de 2009.
7 – E Não Sobrou Nenhum
Baseado no livro conhecido como O Caso dos Dez Negrinhos, da escritora Agatha Christie, esse filme acompanha um grupo de pessoas que é convidado para passar um fim de semana em uma misteriosa mansão. Chegando lá, um por um, eles começam a morrer. Enquanto tentam sobreviver, os hóspedes precisam descobrir quem é o responsável pela emboscada. Mas se alguém espera sair ileso para contar a história, o título do longa quebra qualquer expectativa: E Não Sobrou Nenhum!
8 – Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado
E quando o título do filme revela todo o mistério por trás da história? Isso acontece com Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado, produção de terror tailandesa que fez sucesso em 2004. No longa, um jovem fotógrafo começa a notar sombras estranhas em suas fotos depois de atropelar, acidentalmente, uma mulher na estrada. O rapaz passa a sentir fortes dores na coluna, o que acredita ser consequência do impacto da colisão. Mas as lentes da câmera acabam registrando o verdadeiro motivo do incômodo: o fantasma da moça do acidente estava sentado sobre seus ombros, o assombrando o tempo inteiro.
9 – Foi Apenas um Sonho
Onze anos depois de Titanic, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet repetiram a parceria de sucesso em um novo filme. Dessa vez, eles interpretaram uma dupla em crise no casamento que decide se mudar para Paris em busca de um recomeço. Mas os imprevistos pelo caminho frustram esses planos: enquanto o marido recebe uma boa promoção no trabalho, a esposa engravida. O spoiler está no título: Foi Apenas um Sonho. A mulher acaba falecendo em consequência de um aborto, o que impede, em definitivo, que os desejos do casal se realizem.
10 – Spirit: O Corcel Indomável
Um mustangue selvagem é capturado por um grupo de soldados para servir na cavalaria do exército. Mas um espírito que nasceu livre não pode ser aprisionado. Os homens bem que tentam domesticar o animal, que desafia as ordens do malvado coronel. No entanto, o título do filme já nos revela o que irá acontecer: Spirit é um corcel indomável. Chegamos a desconfiar, em certo momento da história, que o jovem índio que cruza seu caminho vai conseguir adestrá-lo. O final, porém, atesta que o corajoso cavalo gosta mesmo é de correr solto pelos campos, sem o peso das selas e das amarras.