8 exercícios que queimam mais calorias do que a corrida
Correr é bom demais. Reduz o estresse, aumenta a resistência e queima calorias: em torno de 10 por minuto. Tudo isso com a praticidade de um par de tênis e o mundo.
Mas e se correr não for seu exercício favorito? Você tentou esteira, asfalto, terra, pista de atletismo, grupo de corrida no facebook, assinatura de revista, fórum…e nada?
Normal. Você não está sozinho.
Além da corrida, existe uma infinidade de atividades que podem queimar calorias e te ajudar a manter os músculos em evidência, já que você sabe que de nada adianta malhar se a sua % de gordura corporal for alta.
A gente bate bastante nessa tecla, já que intensidade é mais importante do que volume quando o assunto é queima de gordura. Correr não garante emagrecimento. Intensidade sim. Tanto que há descobertas comprovando que até mesmo a musculação pode gerar mais ganhos nesse sentido.
Mas você não precisa ficar só na academia!
Importante: Para uma pessoa com peso de 70 quilos, correndo a oito quilômetros por hora durante 30 minutos, a queima pode chegar a 298 calorias.
Importante: Os valores mencionados neste artigo levam em conta a perda calórica média em uma pessoa com cerca de 70 quilos, realizando exercícios por 30 minutos, salvo as exceções mencionadas anteriormente.
Exercícios que gastam mais calorias do que a corrida
1 – Burpee — 316 calorias
Esse talvez seja um dos mais dinâmicos entre os exercícios de calistenia — aqueles em que o praticamente usa o peso do próprio corpo para executar o movimento, com pouco ou nenhum equipamento. Os burpees criam uma resposta muscular no corpo como um todo, permitindo uma perda de 10 calorias por minuto, dependendo da intensidade.
2 – Bicicleta elíptica — 335 calorias
As bicicletas elípticas são ótimas escolhas para trabalhar o corpo como um todo. A modalidade modela os membros inferiores (panturrilhas, coxas, glúteos) e os superiores (braços, costas e peitoral). Por ser um exercício de baixo impacto, é muito recomendado para mulheres que querem voltar à forma após a gravidez.
3 – Pular corda — 372 calorias
Não se trata apenas de uma simples brincadeira de criança, e sim de um exercício que faz parte da rotina de muitos atletas. Pular corda pode ser uma ótima atividade aeróbica — além de melhorar a coordenação e o senso de ritmo. Como pode ser praticado de diversas maneiras, qualquer pessoa consegue desenvolver seus próprios “truques” ao praticar o exercício.
4 – Exercícios aeróbicos no step — 372 calorias
Nas academias, os exercícios aeróbicos tendem a reunir muitos adeptos, sendo geralmente acompanhados por músicas animadas e capazes de melhorar o humor. E o exercício não é bom apenas para queimar gordura: ele melhora também as condições cardiovasculares. Como os treinos com o step não sobrecarregam as articulações, podem ser praticados por pessoas com osteopenia ou osteoporose.
5 – Natação (modo crawl) — 409 calorias
Nadar é uma ótima opção para queimar calorias e, ao mesmo tempo, prevenir o desenvolvimento de algumas doenças. Praticar natação evita diabetes, derrame e outros problemas cardíacos. Sem falar que nadar fortalece os músculos, com a vantagem de não exercer pressão excessiva nos joelhos nem no quadril.
6 – Escalada — 409 calorias
Temos aqui uma alternativa eletrizante e divertida para quem quer perder calorias. Praticar escalada exercita os músculos do corpo inteiro e os benefícios do esporte são percebidos até mesmo na saúde mental, já que aumenta a autoconsciência e a capacidade de manter o foco.
7 – Andar de bicicleta — 614 calorias
Assim como acontece com a corrida, a perda de calorias obtida com um bom passeio de bicicleta tem a ver com a intensidade do exercício. Adicionar momentos intermitentes de explosão durante o trajeto também costuma ser muito eficiente. A verdade é que não faltam motivos para pedalar. Além de ser um ótimo exercício, garantindo benefícios para músculos e coração, é um meio de transporte prático e ecológico.
8 – Handebol — 446 calorias
Os esportes coletivos com bola, até mais do que as atividades não competitivas (como algumas das que já mencionamos aqui), são, também, ótimos exercícios. Esse, em particular, promove uma intensa queima de calorias, já que os jogadores precisam se movimentar o tempo todo durante a partida.
Bônus: Brincar com as crianças — 372 calorias (1 hora)
É isso mesmo! Não é preciso virar um viciado em academia para perder peso. Uma hora brincando com seus filhos pode ser suficiente para queimar uma boa quantidade de calorias. Mães com crianças pequenas que não têm muito tempo para fazer exercícios certamente ficarão felizes da vida com a notícia!