A ciência comprova que os cachorros conseguem entender emoções de seus donos
Cachorros são capazes de responder a diversos comandos feitos por seus donos, mas estes muitas vezes se perguntam se eles entendem o que é dito ou apenas a entonação ou alguma “dica” do que foi falado, respondendo de forma automática. Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira oferece as primeiras respostas para essa questão e indica que o melhor amigo do homem é capaz de processar a fala humana de forma mais sofisticada do que se imaginava.
Poucas conexões são tão fortes quanto a estabelecida entre um cão e seu dono. Não à toa o animal é considerado o melhor amigo do homem.
A convivência entre cachorros e homens ao longo dos anos, segundo a etologia canina, ciência que estuda o comportamento natural dos cães, fez com que os animais naturalmente aprendessem a interpretar as emoções dos humanos.
De acordo com um estudo da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), os cães são capazes de identificar se seus donos estão se sentindo felizes, tristes ou com raiva, e sua reação mudará dependendo do que detectarem.
Isso pode explicar por que nossos animais de estimação não querem se separar de nós quando estamos tristes.
Alberto Tejeda Perea, especialista do Hospital Veterinário de Especialidades em Fauna Selvagem e Etologia Clínica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootécnica (FMVZ), da instituição acadêmica, afirma que os cães tendem a ter comportamentos infantis mesmo quando adultos e é o aspecto emocional que os ajuda a decidir com quais indivíduos se relacionar.
Os cachorros podem, inclusive, reconhecer quando uma pessoa tem más intenções contra eles ou seus donos, podendo assim se comportar de forma hostil e ansiosa.
Como os cães identificam as emoções humanas?
Segundo pesquisas, os cães podem identificar emoções negativas ou positivas por meio da atitude, tom de voz ou linguagem corporal da pessoa, principalmente quando é alguém de seu círculo social.
Portanto, é possível que isso aconteça com seus donos ou com os humanos com quem convivem.
Os cães ainda são capazes de lembrar quem os tratou bem ou mal, independentemente do tempo que passou, graças ao fato de possuírem excelente memória olfativa e visual.
Portanto, se voltarem a ter contato com alguém que foi generoso com eles no passado, eles o receberão com carinho e emoção, mas se foram maltratados, mostrarão sua rejeição e desconfiança desde o primeiro momento.
Além disso, os cachorros geralmente se comportam como são tratados. Se eles perceberem que uma pessoa é calma e cooperativa, eles agem da mesma maneira. Por outro lado, se conviver com alguém ansioso, ficará estressado durante o encontro.