5 dicas para os pais para educam bons filhos de acordo com Harvard
Obviamente, criar um filho é algo muito diferente agora do que era há alguns anos. Neste momento em que a comunicação cresceu com o uso da Internet, os celulares e outros modelos de sociedade mudaram e a forma como os pais educam os filhos também mudou. Antes, as crianças passavam mais tempo ao ar livre e hoje gostam de estar no conforto de suas casas diante de uma tela.
É por isso que a educação das crianças pequenas é tão diferente de alguns anos atrás e temos que nos perguntar se é hora de voltar aos clássicos. As crianças de hoje são expostas à tecnologia regularmente desde tenra idade. É muito comum ver pais usando telas com seus filhos como se fosse uma espécie de placebo, algo para entretê-los e não causar muitos problemas.
Este fenômeno foi estudado por um grupo de psicólogos da Universidade de Harvard e concluiu que certos fundamentos são necessários na educação de todas as crianças.
5 dicas para criar bem uma criança
1. Passar tempo com as crianças
Parece óbvio, mas nesta era de trabalho incessante e pouco descanso é algo que nem todos os pais fazem.
Hoje, todos vivemos a um ritmo razoavelmente rápido e trabalhamos tantas horas que não percebemos a importância de outras coisas além de gerar dinheiro. Desta forma, há também a necessidade de colocar uma criança na frente de uma tela, em vez de falar ou passar tempo com ela.
Compartilhar tempo com uma criança significa momentaneamente se desligar de tudo o que a rodeia e desfrutar de tempo de qualidade com a criança.
Jogar bola, cartas, ir acampar são algumas das atividades mais comuns que se pode compartilhar com seus filhos para fortalecer o vínculo com eles e educar.
Essa é a coisa mais importante e que você nunca esquecerá.
2. Fale claramente para seus filhos
O grupo de pesquisadores disse: “Um pai sempre diz que as crianças são a prioridade, muitas vezes não é o que as crianças sentem”.
É importante se conectar com a vida de nossos filhos e sempre estar ciente do que está acontecendo com eles, coisas boas e ruins.
Se a comunicação direta não é fácil, você sempre pode conversar com seus professores, seus amigos e outras pessoas.
As crianças precisam saber que sempre virão em primeiro lugar em nossas vidas e, claro, não é o suficiente, é importante conversar e as ouvir.
3. A importância de resolver conflitos
É necessário que todo pai saiba que nem sempre consegue resolver a vida de seus filhos. Eles terão que enfrentar seus próprios problemas e encontrar as ferramentas para resolver, não importa em primeiro lugar como tais conflitos se desdobram.
E é que o bom desenvolvimento de uma criança é fundamental para mais tarde se tornar um adulto responsável, que saiba lidar com todos os tipos de situações e problemas.
O fracasso e as coisas que dão errado fazem parte do processo de aprendizagem de qualquer ser humano e nunca deixamos de absorver coisas novas das experiências.
4. Se mostre grato com seus filhos
O grupo de pesquisadores que realizou este estudo também concluiu sobre a importância da gratidão pela educação de uma pessoa.
Os pais devem sempre lembrar seus filhos da gratidão que sentem em relação a eles por suas realizações e também por seus fracassos.
É realmente importante educar nossos filhos para que se tornem pessoas compassivas, que sentem afinidade com o próximo e que sempre apreciem tudo o que têm na vida, bem e mal.
Como pais, devemos encurtar todas as aparentes diferenças entre as pessoas e deixar claro para nossos filhos que somos todos iguais, que todos nós merecemos o mesmo.
5. A importância de uma visão ampla
Eduque seu filho para que ele nem sempre dependa de uma tela, para que ele possa se sentar e realmente ouvir alguém.
Mais uma vez o tema da gratidão aparece como um ponto central e chave e os pesquisadores disseram: “todos os pequenos se preocupam e estão cientes do que está acontecendo em seu círculo íntimo de familiares e amigos”.
Ensine seu filho que o caminho da bondade, compaixão e tolerância para os outros é a coisa mais importante para se tornar uma boa pessoa.
“Educar uma criança boa, respeitosa e com um sentido ético sempre foi um tanto complexo. No entanto, é algo viável. Não há trabalho mais importante ou gratificante”.
O que você acha deste estudo? Você adicionaria outra coisa? Deixe um comentário.