25 trava-línguas que poderão desafiar suas habilidades
Os trava-línguas são frases difíceis de pronunciar, formadas por muitas sílabas parecidas. Fazem parte do folclore brasileiro, sendo manifestações da cultura oral popular, transmitida de geração em geração.
Os trava-línguas são usados em brincadeiras infantis e em jogos de clareza e rapidez de articulação das palavras. São memorizados e repetidos de forma rápida, tendo como objetivo a sua pronúncia clara, sem erros de articulação. É, contudo, frequente a troca e a omissão de sílabas, bem como a sua errada articulação, produzindo cacofonia e divertimento.
Nós, do Tediado, amamos lançar desafios, por isso listamos 25 trava-línguas para você se divertir e até jogar com seus parentes e amigos, para ver quem chega mais longe sem errar nada. Que os jogos comecem!
1. Nível superfácil
- Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
- Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.
- Um limão, mil limões, um milhão de limões.
- Ao longe ululam cães lugubremente à Lua.
- O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
2. Nível fácil
- Fui caçar socó, cacei socó só, soquei socó no saco socando com um soco só.
- A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
- Tem uma tatu-peba, com sete tatu-pebinha. Quem destatupebar ela, bom destatupebador será.
- A aglomeração na gleba glacial glosava a inglesa glamorosa que glosava com o gladiador glutão.
3. Nível fácil médio
- Alô, o tatu tá aí? — Não, o tatu não tá. Mas a mulher do tatu tando, é o mesmo que o tatu tá.
- Tecelão tece o tecido em sete sedas de Sião. Tem sido a seda tecida na sorte do tecelão.
- Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.
- Se vaivém fosse e viesse, vaivém ia, mas como vaivém vai e não vem, vaivém não vai.
4. Nível médio
- Para ouvir o tique-taque, tique-taque, tique-taque. Depois que um tique toca é que se toca um taque.
- Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos. Quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos.
- Pardal pardo, por que sempre palras? Palro sempre e palrarei, porque sou pardal pardo. O palrador d’el-rei.
- A aglomeração na gleba glacial glosava a inglesa glamorosa que glosava com o gladiador glutão.
5. Nível difícil
- Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor português, pinta perfeitamente, portas, paredes e pias, por parco preço, patrão.
- A pia perto do pinto, o pinto perto da pia. Quanto mais a pia pinga mais o pinto pia. A pia pinga, o pinto pia. Pinga a pia, pia o pinto. O pinto perto da pia, a pia perto do pinto.
- Se cada um vai à casa de cada um é porque cada um quer que cada um vá lá. Porque se cada um não fosse à casa de cada um é porque cada um não queria que cada um fosse lá.
- Esta casa está ladrilhada, quem a desenladrilhará? O desenladrilhador. O desenladrilhador que a desenladrilhar, bom desenladrilhador será!
6. Nível fera do trava-língua
- Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos têm um paralelepípedo. Mil paralelepípedos têm uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?
- Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro desses quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
- Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco é ornitorrinco, ornitologista é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
- Se o bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplatanilizar não haveria desconstantinoplatanilizador que a desconstantinoplatanilizaria desconstantinoplatanilizadoramente.
Veja agora como você se saiu!
- Acertou o primeiro e teve dificuldade nos outros: você tem coragem e saiba que só o treinamento leva à perfeição;
- Acertou os dois primeiros e engasgou nos seguintes: você tem que se orgulhar porque a maioria não saiu do primeiro, parabéns;
- Estava indo bem, mas derrapou no 4º: não desista, continue praticando que você vai longe;
- No 5º realmente faltou fôlego: então, acontece com todo mundo, até com você, volte ao 1º e insista até chegar à perfeição;
- Foi até o 5º e no 6º se atrapalhou um pouquinho só: olha, com certeza você é um lutador corajoso, morrer na praia é normal, tente mais algumas vezes;
- Conseguiu tudo, é moleza: só um campeão consegue fazer tudo e ainda ter fôlego para cantar vitória! Parabéns!
Benefícios do trava-língua
O trava-língua é uma brincadeira interessante e divertida para as crianças, mas que poucos percebem a sua importância para a cultura brasileira e para o desenvolvimento linguístico dos pequenos. Ele auxilia no aprendizado em forma de brincadeira, ajuda a ampliar o vocabulário, melhora a escrita e a dicção das palavras, sendo assim é um ótimo material para os professores trabalhem com os alunos.
Gostou da brincadeira de exercitar com o trava-língua? Conseguiu chegar em qual nível? Tem mais algum que você conhece e que não está na lista? Conte para nós nos comentários.