10 personagens que marcaram os programas infantis brasileiros
Nossa equipe adora desvendar os segredos dos bastidores de grandes programas televisivos. Entre os anos 1980 e 2000, a televisão brasileira tinha vários personagens coloridos e alegres que divertiam a criançada. Mas quem eram os atores que davam movimento a esses bonecos? E quem emprestava a voz a eles?
O Tediado quer diminuir esse mistério e trouxe uma lista que mostra o rosto por trás de 10 personagens que marcaram os programas infantis brasileiros. Confira!
1 – Tunico: Fábio Galileu
Você se lembra do boneco Tunico, do Programa do Ratinho? O artista Fábio Galileu foi o manipulador do personagem que surgia ao lado do Xaropinho.
2 – Rabicó: Mario Jorge Andrade
Embora os artistas Aline Mendonça e Roberto Dornelles tenham dado movimento ao Rabicó (na 2ª versão do Sítio do Picapau Amarelo), foi o dublador Mário Jorge que deu voz ao personagem de Monteiro Lobato.
3 – JF: Garcia Júnior
A atração TV Colosso, da Rede Globo, embalou as manhãs das crianças, que se divertiam com a emissora de televisão comandada por cachorros. Quem emprestava a voz ao diretor JF era o dublador Garcia Júnior.
4 – Fofão: Orival Pessini
O famoso Fofão, que foi interpretado pelo ator e humorista Orival Pessini, surgiu no programa infantil da Rede Globo, Balão Mágico. E aqui vai uma curiosidade sobre os bastidores da atração: foi o próprio artista que criou a máscara do personagem.
5 – Mau: Cláudio Chakmati
Mau era um monstro roxo que habitava os encanamentos do castelo Rá-Tim-Bum e era conhecido por sua gargalhada fatal. O ator Cláudio Chakmati manipulava e dava voz ao personagem — que, no fundo, não era tão mau assim.
6 – Boneco X: Fernando Gomes
O programa X-Tudo, da TV Cultura, marcou a infância dos brasileiros entre 1992 e 2002. Quem criou e manipulou o Boneco X foi o ator Fernando Gomes, que também deu vida a personagens marcantes do universo infantil, como Júlio do Cocoricó e o Gato Pintado do Castelo Rá-Tim-Bum.
7 – Gralha Adelaide: Luciano Ottani
A gralha de estimação da feiticeira Morgana, do Castelo Rá-Tim-Bum, era manipulada por Luciano Ottani. Durante um período das gravações, o ator também manipulou o Gato Pintado, já que Fernando Gomes havia sofrido um acidente de moto e não tinha condições para dar movimento ao personagem.
8 – Melocoton: Hélio Afonso
Nos anos 1990, Eliana apresentava o programa Bom Dia & Cia no SBT ao lado do seu companheiro Melocoton. Naquela época, quem interpretava o boneco era o ator Hélio Afonso, que também ficou conhecido por interpretar o personagem Pitoco.
9 – Fritz: Edílson Oliveira
Você se lembra do Chiquinho, que foi assistente de palco da Eliana? O rosto do ator Edílson Oliveira é conhecido pelos fãs da loira, mas uma curiosidade que poucos sabem é que ele também foi responsável pela voz do computador Fritz, durante os anos de Bom Dia & Cia.
10 – Bozo: Arlindo Barreto
Engana-se quem pensa que o famoso Bozo só teve um intérprete no Brasil. Na verdade, quinze atores já viveram o palhaço na programação do SBT desde 1980 (incluindo Luís Ricardo). Um dos atores que deu vida ao personagem foi Arlindo Barreto. Sua história é tão controversa, que inspirou o filme Bingo — O Rei das Manhãs.
Ficou faltando algum personagem na nossa lista? A quais desses programas você costumava assistir durante a infância? Conte nos nos comentários.
o arlindo lançou um lp de crente que era da hora. musicas bonitas com os filhos dele