50 frases do papa Francisco
O Papa Francisco é conhecido por usar uma linguagem simples, direta, e, em alguns casos, literária, para atingir o coração dos católicos. Francisco (nascido Jorge Mario Bergoglio) é o primeiro Papa não europeu da história. Seu espírito jovial, intelecto e senso de humor fazem dele um dos pontífices mais carismáticos que a Igreja Católica Romana já teve.
1. O dinheiro tem que servir, não governar.
2. Felizes aqueles que se fixam especialmente na parte boa dos outros.
3. O amor de Cristo e a sua amizade não são ilusórios. Jesus na Cruz mostra como eles são reais.
4. Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: hoje realizei um gesto de amor pelos outros!
5. O inferno não existe. O desaparecimento das almas dos pecadores existe
6. A Quaresma é um tempo para acreditar, ou seja, para receber a Deus na nossa vida permitindo-Lhe ‘fazer morada’ em nós.
7. Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos.
8. Felizes os que têm misericórdia. Felizes os que sabem colocar-se no lugar de outro, os que têm a capacidade de abraçar, de perdoar.
9. A lógica mundana impele-nos para o sucesso, o domínio, o dinheiro. A lógica de Deus para a humildade, o serviço e o amor.
10. Conservemos viva a nossa fé por meio da oração e dos sacramentos, estejamos vigilantes, para não nos esquecermos de Deus.
11. Os milagres existem, mas é necessária a oração! Uma oração corajosa que luta, que persevera, não uma oração de circunstância.
12. Algumas pessoas cuidam melhor de seus cães do que dos seus irmãos.
13. Não se pode viver como cristão fora desta rocha que é Cristo. Cristo dá-nos solidez e firmeza, mas também alegria e serenidade.
14. O amor abre-te às surpresas: o amor é sempre uma surpresa, porque pressupõe um diálogo a dois. Entre quem ama e quem é amado.
15. Adorar a Deus significa aprender a estar com Ele, despojar-nos dos nossos ídolos escondidos e colocar o Senhor no centro da nossa vida.
16. A política é uma atividade nobre. É preciso revalorizá-la, exercendo-a com vocação e uma dedicação que exige testemunho, martírio. Ou seja, morrer pelo bem comum.
17. Cuidar do mundo que nos rodeia e nos sustenta significa cuidar de nós mesmos.
18. Cuidemos do nosso coração porque é de lá que sai o que é bom e ruim, o que constrói e destrói.
19. Jesus é mais do que um amigo. Ele é um mestre da verdade e da vida que nos mostra o caminho que leva à felicidade.
20. E nós dizemos que Deus é o Deus das surpresas, porque Ele nos amou primeiro e espera-nos com uma surpresa.
21. Como diz o ditado, sempre se pode colocar mais água no feijão.
22. Se a tendência atual continuar, este século poderá testemunhar mudanças climáticas inéditas e uma destruição sem precedentes dos ecossistemas, com graves consequências para todos nós
23. A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem com o mal e sim vencê-lo.
24. Felizes aqueles que são portadores de nova vida, de novas oportunidades. Felizes quantos trabalham para isso, aqueles que lutam para isso.
25. No Pai-Nosso dizemos: “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Os esposos podem rezar assim: “Senhor, o amor de cada dia nos dai hoje… ensina-nos a amar-nos”.
26. Tudo aquilo que se compartilha, se multiplica.
27. Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir alguém.
28. Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia.
29. Não existe mãe solteira. Mãe não é um estado civil.
30. Estamos irritados com alguém? Rezemos por essa pessoa. Isto é amor cristão.
31. Uma família e uma casa são duas realidades que se reclamam mutuamente. Este exemplo mostra que devemos insistir nos direitos da família, e não apenas nos direitos individuais.
32. Um cristão nunca pode andar chateado nem triste. Quem ama Cristo é uma pessoa cheia de alegria e que irradia alegria.
33. É melhor não acreditar em Deus do que ser um “falso crente”.
34. Hoje as pessoas estão sofrendo de pobreza, mas também de falta de amor.
35. O dom mais valioso para os filhos não são as coisas, e sim o amor dos pais.
36. São essenciais, na vida cristã, a oração, a humildade, a caridade para com todos: este é o caminho para a santidade.
37. A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo.
38. A nossa vida está verdadeiramente animada por Deus? Quantas coisas anteponho a Deus, em cada dia?
39. Se queremos seguir Cristo de perto, não podemos procurar um vida cômoda e tranquila. Será uma vida empenhada, mas cheia de alegria.
40. Os jovens têm que sair e se fazer valer, sair a lutar pelos seus valores.
41. Que seja garantida a proteção jurídica do embrião e que o ser humano seja protegido desde o primeiro instante de sua existência.
42. Peçamos ao Senhor que toda a nossa vida cristã seja um luminoso testemunho da sua misericórdia e do seu amor.
43. Possa o Espírito Santo reavivar em cada um de nós o chamado a ser evangelizadores corajosos e alegres.
44. Deus nos ama. Não devemos ter medo de amá-lo. A fé se professa com a boca e com o coração, com a palavra e com o amor.
45. Não somos nós que amamos Deus, mas é Ele que nos amou primeiro, Ele é o primeiro a amar.
46. A verdadeira alegria não vem das coisas, do ter, não! Nasce do encontro, da relação com os demais, nasce do sentir-se aceito, compreendido, amado e do aceitar, do compreender e do amar.
47. Um cristão vive sempre cheio de esperança, não pode jamais deixar-se cair no desânimo.
48. Às vezes sabemos o que devemos fazer, mas falta-nos a coragem. Aprendamos de Maria a capacidade de decidir, fiando-nos de Deus.
49. Rezar é, desde o início, a vitória sobre a solidão e sobre o desespero.
50. Às vezes sabemos o que devemos fazer, mas falta-nos a coragem. Aprendamos de Maria a capacidade de decidir, fiando-nos de Deus.