Pesquisa: Humanos podem viver até 150 anos
Um estudo internacional aponta que os seres humanos poderiam viver naturalmente, com saúde em perfeito estado, entre 120 e 150 anos, no máximo.
A expectativa de vida total foi calculada de acordo com o processo natural de envelhecimento, com base em dois fatores principais já conhecidos e ligados à longevidade: estilo de vida e resiliência.
Expectativa de vida máxima do ser humano
Para chegar à conclusão e descobrir qual seria a expectativa de vida máxima dos humanos, um grupo de pesquisadores da empresa Gero, sediada em Cingapura, examinou o ritmo de envelhecimento de pessoas residentes nos Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.
Por meio do estudo, divulgado pela revista científica Nature Communications em 25 de maio de 2021, os cientistas concluíram que estresse, doenças (como câncer e problemas cardíacos) e prática de exercícios são os fatores que mais podem afetar o quanto uma pessoa pode viver.
Ao analisar os dados e a mudança na contagem de células sanguíneas dos indivíduos, os pesquisadores conseguiram concluir que a resiliência natural do corpo falha totalmente entre os 120 e 150 anos, levando a pessoa à morte.
Atualmente, no Brasil, a expectativa média de vida da população é de 75,4 anos. Este número, no entanto, já apresentou leve queda devido à recente pandemia do novo coronavírus.