20 filmes sobre amizade que você precisa assistir antes de morrer
A amizade é uma das coisas mais simbólicas da nossa vida e passagem aqui pela terra. Hoje em dia, o termo amizade está bastante esquecido, todo mundo tem 500 amigos nas redes sociais, mas amizades verdadeiras são quantas? Geralmente, conhecemos nossos melhores amigos ainda pequenos e passamos quase a vida inteira nos encontrando, mas existem, também, casos onde as principais amizades de nossa vida são encontradas mais tarde, isso vai do destino de cada um.
01 – As Vantagens de Ser Invisível.
Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Até aí nada de novo, mas ele conhece Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson) e essa amizade muda tudo.
02 – Romy e Michele.
Não se engane, esta comédia pode até ser meio louquinha, mas a amizade entre Romy (Mira Sorvino) e Michele (Lisa Kudrow) é a coisa mais linda do mundo. Elas se conhecem desde o tempo da escola e criam um plano maravilhoso para ir à reunião da turma se passando por magnatas.
03 – Eu, Você e a Garota que Vai Morrer.
O título pode parecer meio estranho, mas tudo faz sentido neste filme fofíssimo quando Greg (Thomas Mann) é forçado pela mãe a fazer amizade com uma colega de classe que tem leucemia.
04 – Os Intocáveis.
Prepare as lágrimas porque esta improvável história de amizade é uma das mais emocionantes. Philippe (François Cluzet) é um homem rico que, após ficar tetraplégico, contrata um jovem problemático e sem experiência (Omar Sy) como seu assistente. E assim um muda a vida do outro.
05 – Histórias Cruzadas.
Em pleno anos 60, uma aspirante a escritora (Emma Stone) e uma empregada doméstica (Viola Davis) começam a colaborar num livro e a desafiar a sociedade racista da época. Pontos extras para a Octavia Spencer, que completa o trio de amigas e ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
06 – O Menino do Pijama Listrado.
Este é um dos filmes mais sensíveis sobre o terror do Nazismo, justamente por causa da história de amizade entre o menino Bruno (Asa Butterfield), que é filho de um oficial nazista e Shmuel (Jack Scanlon), um garoto que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada.
07 – Fraces Ha.
Frances (Greta Gerwig) e sua melhor amiga (Mickey Sumner) vivem as desventuras de serem jovens adultas sem grana em Nova York. Entre aventuras e desilusões, as duas amadurecem juntas, mesmo contra o seu desejo de serem jovens para sempre.
08 – Clube dos Cinco.
Estes amigos ficaram de castigo no colégio em pleno sábado, mas se tornaram ícones da juventude dos anos 80 em troca. Esta clássica comédia nos apresenta um grupo de jovens com nada em comum e que, ao fim do dia, encontram o que os une enquanto pessoas.
09 – Divinas.
Esta é uma história de amizade bastante contemporânea. Em um gueto de Paris, duas garotas de famílias imigrantes se unem num plano para se tornarem traficantes de drogas influentes da região. Mas elas não entendem a inocência deste plano e as consequências são dramáticas.
10 – Thelma e Louise.
Esta dupla dispensa apresentações. A história da fuga de Thelma (Gena Davis) e Luise (Susan Sarandon) é uma das mais icônicas do cinema sobre empoderamento feminino e sororidade.
11 – Minhas Tardes com Margueritte.
Esta é uma daquelas histórias de esquentar o coração pois tem o amor pelos livros como sue tema central. Germain (Gérard Depardieu) é um homem bruto, sem muito estudo, que vê sua vida mudar ao conhecer letrada Margueritte (Gisèle Casadesus).
12 – Sociedade dos Poetas Mortos.
Um clássico estrelado por Robin Williams no papel do professor de literatura que muda a vida dos rapazes da tradicional Welton Academy. Mas a amizade entre docente e alunos não é bem vista pela diretoria e o processo de amadurecimento deles não será sem tristezas.
13 – Missão Madrinha de Casamento.
Uma comédia perfeita para ver com seu BFF num domingo a tarde, rolando de rir enquanto vocês devoram um potinho de sorvete. A relação dessas duas amigas de infância é posta à prova quando Lillian (Maya Rudolph) decide se casar e nomeia Annie (Kristen Wiig) como sua madrinha num momento em que ela definitivamente não está pronta para responsabilidades. As risadas são garantidas.
14 – Driblando o Destino.
Esta é uma das poucas comédias que desconstroem estereótipos femininos. Jesminder (Parminder Nagra) é filha de uma tradicional família indiana, mas sonha em seguir os passos do seu ídolo David Beckham e se tornar uma jogadora profissional de futebol.
15 – Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.
Um exemplar brasileiro dos filmes adolescentes que fez o maior sucesso ao contar a história do primeiro amor de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego em meio às descobertas da sua sexualidade.
16 – Quatro Amigas e Um Jeans Viajante.
O título já resume um pouco da história dessas quatro amigas que se conhecem desde bebês. Aos 16 anos, elas enfrentam o risco de se separarem pela primeira vez e acabam encontrando num par de jeans um elo de união.
17 – Já Estou Com Saudades.
Este é um drama para se assistir com uma caixinha de lenços do lado. Jess (Drew Barrymore) e Milly (Toni Collette) são melhores amigas desde a infância e agora enfrentarão desafios da vida adulta como casamentos, filhos um câncer de mama.
18 – Garota, Interrompida.
Em 1967, Susanna (Winona Ryder) sofre uma intervenção psiquiátrica duvidosa e é enviada a força a um hospital psiquiátrico. Desolada emocionalmente, ela encontra a reconfortante amizade de outras pacientes.
19 – Patricinhas de Beverly Hills.
Esta comédia 100% anos 90 é muito mais que luxo, roupas e patricinhas. Em meio a tudo isso está a divertida história de amizade entre Cher (Alicia Silverstone), Dionne (Stacey Dash) e Tai (Brittany Murphy).