10 atrações inesquecíveis da TV Manchete
A Televisão de Primeira Classe, como dizia seu primeiro slogan, chegou em 1983 para mudar para sempre o conceito de televisão no Brasil. Construída para ser uma emissora destinada às classes A e B, a Manchete inovou em jornalismo, em teledramaturgia e até em publicidade. Foi a primeira emissora do mundo a ser inaugurada com um comercial, antes de qualquer pronunciamento.
Durante os anos em que permaneceu no ar, a Manchete primou pela inovação, tanto em atrações quanto em tecnologia de ponta. Infelizmente, o sonho não durou muito. Mergulhada em repetidas crises financeiras, a emissora fechou as portas em 1999, deixando um legado de pioneirismo e de momentos históricos. Relembre alguns das atrações marcantes da emissora.
1. A História de Ana Raio e Zé Trovão
Depois do sucesso de “Pantanal”, a manchete resolveu ser ainda mais ousada e colocou no ar uma novela que viajava o Brasil inteiro, completamente itinerante, estrelada por Almir Sater e Ingra Liberato, em 1991.
2. Cavaleiros do Zodíaco
O desenho é cultuado e reprisado até hoje, mas foi na Rede Manchete que ele deu início aos seus dias de glória. Aos domingos, concorrendo com “Os Trapalhões”, ele chegava a marcar assombrosos 15 pontos. Durante a semana, ia igualmente bem.
3. Clodovil Abre o Jogo
O estilista comandou alguns programas na Manchete. Em todos, promovia entrevistas ácidas com alguns famosos.
4. Clube da Criança
Muita gente acha que Xuxa começou como apresentadora na Globo, mas foi na Manchete que ela deu seus primeiros passos e tornou o “Clube da Criança” um sucesso. O programa seguir no ar com nomes como Angélica, Pat Beijo, Mylla Christie e Debby Lagranha.
5. Jaspion
No Japão, “Jaspion” foi um fracasso de audiência. Por aqui, virou ícone infantil e abriu caminho para vários outros seriados japoneses como “Changeman” e “Flashman”. Todo mundo queria ter um boneco articulado do herói.
6. Kananga do Japão
Christiane Torloni e Raul Gazolla estrelavam uma novela que se ambientava em uma casa noturna, com vários números de dança.
7. Milk Shake
Depois de muito tempo falando para crianças, Angélica resolveu crescer e começou a comandar um programa semanal para adolescentes, chamado “Milk Shake”, cheio de apresentações musicais moderninhas para a época.
8. Pantanal
Não é à toa que a Globo pretende fazer um remake da novela. Em 1990, a trama de Benedito Ruy Barbosa conseguiu índices de audiência tão altos que chegou a vencer a novela das oito da época.
9. Sandy e Júnior Show
O seriado na Globo não foi a primeira investida da dupla na televisão. Antes, entre 1997 e 1998, eles comandaram um programa de auditório, com games e musicais.
10. Xica da Silva
Pode-se dizer que esse foi o último grande sucesso da dramaturgia da Manchete. Escrita por Walcyr Carrasco, que se escondia sob o nome de Ádamo Rangel por ter contrato com outra emissora, a novela lançou Taís Araújo – e também a envolveu em uma polêmica horrível envolvendo sua nudez. A produção esperou ela completar 18 anos para colocá-la nua em cena! Uó!