18 chicletes que marcaram a infância de muita gente
Se você é como eu, o mero ato de olhar para uma foto de uma guloseima dos tempos da infância já traz de volta o gosto daquelas delícias açucaradas.
Então prepare-se para saborear esta lista com alguns dos chicletes e balas que marcaram a infância de muita gente.
1. Bolin Bola:
Tão clássico (e antigo) que nem achamos uma imagem dele em alta qualidade! Também existiu a versão “Bolin Frutas”, em que os chicletes vinham com forma e “sabor” de frutas.
2. Bubbaloo sabor banana:
Existiu mesmo ou foi um delírio coletivo? Depois de fazer sucesso nos anos 90, o Bubbaloo sabor banana tentou retornar em 2016, mas acabou flopando.
3. Huevitos:
Cheios de sabor, os chicletes Huevitos tinham este formato de ovo e vinham numa embalagem que imitava, como não poderia deixar de ser, uma caixa de ovo.
4. Kriptonita:
Trazendo o delicioso sabor “baba de bruxa”, o Kriptonita era um chiclete para os corajosos: tão azedo e ácido que, frequentemente, era usado pra pregar peças nos desavisados. O terror da gastrite!
5. E também o Plutonita:
Na mesma linha de sabores ácidos, também teve o Plutonita. Sim, um chiclete cujo nome remete a um elemento radioativo. Pura saúde!
6. DinOvo:
Parecido com o Huevitos, o DinOvo também fazia alusão a ovos de dinossauros. Será que tudo isso foi influência de “Jurassic Park”?
7. Ping Pong:
Sucesso absoluto, o Ping Pong não apenas tinha um sabor inconfundível como também fazia a alegria da criançada que gostava de figurinhas. De tempos em tempos, a temática mudava. Quem se lembra deste Ping Pong versão Rei Leão?
8. Bubba Splash:
Não se trata de um chiclete, mas podemos dizer que é da mesma família. Em algum momento dos anos 2000, o pessoal decidiu comercializar apenas o recheio do Bubbaloo nestes sachês que pareciam de ketchup. Só de mencionar eu já sinto o nível de açúcar disparando no meu corpo.
9. Poosh!:
Com recheio líquido igual ao do Bubbaloo, o diferencial do Poosh! é que ele ainda vinha com uma camada extra e sólida de açúcar que envolvia todo o chiclete. Ah, na minha memória ele também era um pouco maior que o concorrente, mas carece de fontes.
10. Flics:
Levanta a mão quem nunca levou uma cartela de Flics pra escola e ficava brincando com os amigos fingindo que era remédio. Só quem viveu sabe.
11. Big Big:
Outro grande clássico, o Big Big não ganhava a criançada apenas com os sabores variados. Na época, era um dos únicos (ou talvez o único) chicletes em formato de cubo! Tipo a bola quadrada do Quico, só que real.
12. Aauuh!:
Iguaria exclusiva para crianças ricas, este chiclete chamava atenção por ser diferentão: tinha formato de fita e vinha nesta latinha colorida que era o sonho de consumo de muita gente! Eu mesmo só fui experimentar já na vida adulta, e descobri que, realmente, só vale pela embalagem.
13. Hubba Bubba (também conhecido como Maskapuxa):
Outra guloseima que só aquele seu primo endinheirado podia comprar, o Hubba Bubba era literalmente um chiclete de metro! Ele vinha neste formato pra ser devorado lentamente, pois você conseguia medir e destacar apenas a quantidade que desejava mascar. O difícil era encontrar uma criança com autocontrole suficiente pra não puxar tudo de uma vez!
14. Ploc:
Também entre os clássicos, o Ploc era mais um chiclete que ganhava a criançada pelas figurinhas. De tempos em tempos a temática mudava, mas todo mundo que viveu naquela época se lembra de quando ele vinha com adesivos Família Dinossauros .
15. Azedinho Doce:
É tempo de morango, mesmo que o morango seja artificial, cheio de corantes e feito numa fábrica! O Azedinho Doce é um clássico que já tentou ser imitado diversas vezes, mas nunca foi igualado.
16. Gum Watch:
Pode parecer estranho, mas durante um período da humanidade foi comercializado um relógio cheio de chiclete dentro. O Gum Watch foi mais um sucesso que as crianças menos abastadas apenas sonhavam em ter, e talvez seja exatamente por isso que ele ainda vive na memória de tanta gente.
17. Buzzy:
Seguindo a mesma linha do Ploc e do Ping Pong, o Buzzy também vinha com figurinhas. Como no início dos anos 2000 tudo era permitido, lançaram uma versão que trazia imagens da Tiazinha vestindo lingerie! Ai, ai, essa ditadura hétero…
18. Chicletes Mini:
Na época em que as guloseimas apostavam na qualidade, e não no tamanho, os Chicletes Mini foram um grande sucesso. Por ser menor, dava a impressão de que vinha MUITO mais chiclete dentro da embalagem. Para a criançada, era a oportunidade perfeita de encher a boca com um milhão de chicletinhos de uma vez.
Qual foi o chiclete que mais marcou a sua infância ou juventude?