32 provérbios populares que fazem zero sentido se você parar para pensar
Provérbios populares fazem parte do nosso dia a dia. São frases que a gente ouve desde criança, repete sem nem questionar, e que supostamente carregam grandes lições de sabedoria. Mas já parou para pensar que muitos desses ditados não fazem o menor sentido quando analisados ao pé da letra? Pois é, alguns provérbios soam tão ilógicos que você chega a se perguntar: “Como é que isso virou sabedoria popular?”.
Neste artigo, vamos desconstruir 32 provérbios que fazem parte da cultura popular brasileira e mostrar o quão confusos, exagerados ou simplesmente absurdos eles são quando você realmente pensa neles. Preparado para rir (e questionar) um pouco?
1. “Quem não chora, não mama”
A ideia é que quem não pede, não recebe. Mas, se a gente parar para pensar… sério que precisamos chorar para conseguir as coisas? Imagine se todo adulto tivesse que cair no choro toda vez que quisesse um aumento de salário!
2. “Cão que ladra não morde”
Ok, faz sentido que um cão ocupado latindo esteja menos propenso a morder… Mas quem garante que ele não pode fazer os dois? Melhor não testar, né?
3. “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”
Se for uma gotinha batendo numa pedra, você acha mesmo que vai furar? Talvez se a gente esperar uns milhões de anos, né?
4. “A pressa é inimiga da perfeição”
Com certeza, fazer as coisas com calma aumenta a chance de acertos, mas… se a perfeição não existe, como algo pode ser inimigo dela? Confuso.
5. “De grão em grão, a galinha enche o papo”
Sim, a ideia é sobre paciência e acumulação, mas quando foi a última vez que você viu uma galinha realmente preocupada com encher o papo? Ela come o que aparecer e pronto!
6. “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”
Se você nunca andou com um ferro, estará a salvo dessa punição? O que importa aqui é a metáfora, mas vamos combinar que a literalidade do ferro é um tanto estranha.
7. “Quem tem boca vai a Roma”
Será que vai mesmo? Porque só ter boca não te leva muito longe. Vai precisar de um GPS, um mapa ou pelo menos saber o caminho.
8. “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”
Se formos pensar bem, a não ser que você tenha uma grande paixão por pássaros, o que você vai fazer com um na mão? Melhor deixar os dois livres!
9. “Cavalo dado não se olha os dentes”
Dizer que não devemos julgar um presente parece legal, mas quem em sã consciência recebe um cavalo de presente e não dá uma olhada na saúde do bicho?
10. “Quem ri por último, ri melhor”
Será mesmo? Porque quem ri primeiro provavelmente já está se divertindo há bem mais tempo!
11. “Casa de ferreiro, espeto de pau”
Se o ferreiro realmente trabalha com metais, por que raios ele usaria espetos de pau? Não faz o menor sentido!
12. “Quem não tem cão caça com gato”
Cachorro até pode ajudar na caça, mas você já tentou sair com um gato para isso? Boa sorte com essa!
13. “Águas passadas não movem moinho”
O que exatamente faz um moinho funcionar? A lógica aqui até faz sentido, mas as águas que já passaram poderiam muito bem voltar em outra maré, certo?
14. “Quem não arrisca, não petisca”
Por que estamos associando um petisco com risco? Talvez a lição aqui seja mais sobre aproveitar as oportunidades, mas um petisquinho de vez em quando é bom sem precisar arriscar nada.
15. “Pau que nasce torto, nunca se endireita”
Isso soa muito pessimista, não acha? E, de qualquer forma, hoje em dia tem até técnicas para endireitar pau torto. Então, talvez tenha uma solução!
16. “Saco vazio não para em pé”
A gente entende a metáfora, mas já tentou colocar um saco vazio no chão? Dependendo do material, ele fica em pé sim!
17. “A cavalo dado não se olha os dentes”
A sabedoria aqui sugere que a gratidão vem antes da curiosidade, mas se você ganhou um cavalo, por que não dar uma olhadinha nos dentes, só para garantir?
18. “Quem espera sempre alcança”
Quantas vezes você ficou esperando por algo que nunca veio? A espera pode ser válida, mas às vezes é melhor levantar e agir!
19. “De médico e louco, todo mundo tem um pouco”
Será? Porque eu não sei quanto a você, mas fazer uma faculdade de medicina leva uns bons anos. Não parece tão simples assim.
20. “O seguro morreu de velho”
Quem é esse “seguro” e por que ele morreu? E o que isso tem a ver com cautela? Definitivamente um dos provérbios mais misteriosos.
21. “Mente vazia, oficina do diabo”
Se a mente vazia é tão perigosa, por que o descanso e o ócio criativo são tão importantes? Talvez seja bom dar um tempo à mente de vez em quando, sem associar isso a algo ruim.
22. “A curiosidade matou o gato”
Qual é o problema com a curiosidade? Gatos são famosos por serem curiosos e, até onde sabemos, eles têm várias vidas!
23. “Quem vê cara não vê coração”
Essa é até bonitinha, mas quantas vezes você realmente tentou “ver” o coração de alguém? A ideia de não julgar pelas aparências é válida, mas a metáfora deixa a desejar.
24. “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”
É sério que ninguém deve interferir? Dependendo da briga, a gente devia meter a colher, o garfo e até chamar ajuda!
25. “Deus ajuda quem cedo madruga”
Se acordar cedo fosse a chave para o sucesso, os padeiros seriam todos milionários. Acordar cedo ajuda, mas tem mais coisa envolvida aí.
26. “Quem tem pressa come cru”
Mas e se for sushi? Às vezes, a pressa é necessária e nem tudo precisa ser cozido, concorda?
27. “Diz-me com quem andas e te direi quem és”
Claro que as companhias influenciam, mas será que uma pessoa é completamente definida por quem está ao seu redor? Difícil concordar 100%.
28. “Onde há fumaça, há fogo”
Nem sempre! Às vezes, há apenas um churrasco rolando ou uma fogueira sendo apagada.
29. “Não adianta chorar sobre o leite derramado”
Mas se o leite caiu no tapete novo, talvez você tenha uma razão para chorar sim!
30. “Gato escaldado tem medo de água fria”
Claro que um gato vai ficar traumatizado, mas a água fria realmente é inofensiva. O problema mesmo é a má lembrança!
31. “Quem não deve, não teme”
Na teoria, até faz sentido, mas quem nunca ficou nervoso ao passar por uma blitz mesmo sem ter feito nada errado?
32. “O olho do dono engorda o gado”
No máximo, o dono pode ficar de olho para garantir que o gado tenha comida e cuidados. Mas a ideia de “engordar” só com o olhar é um pouco exagerada, não acha?
Esses provérbios, apesar de muitas vezes confusos ou ilógicos, ainda fazem parte da nossa cultura e trazem boas risadas quando analisados mais de perto. Eles nos mostram que a sabedoria popular nem sempre precisa ser levada ao pé da letra — o importante é entender a mensagem por trás deles (ou, pelo menos, se divertir com as contradições). Afinal, quem disse que tudo na vida precisa fazer sentido?