6 lições emocionantes do filme A Cabana
Lançado em 2017, A Cabana foi um dos grandes sucessos do cinema, baseado no livro homônimo de William P. Young, um grande best-seller. Ao tratar as questões mais profundas sobre a conexão com o divino, o longa reflete sobre como é ter fé mesmo diante de uma grande tragédia e emocionou milhares de pessoas mundo afora.
Na trama, Mackenzie (Sam Worthington) fica seriamente abalado após o sequestro e o assassinato de sua filha de apenas seis anos, algo que o faz colocar em questionamento sua fé, suas crenças e até mesmo a volta da sua felicidade.
1 – Aproveite cada detalhe da vida
Nunca saberemos onde a vida vai nos levar, por isso, é nossa obrigação aproveitamos cada detalhe que ela nos oferece em nosso dia a dia. Desde os momentos com nossas família e amigos, até aqueles mais contemplativos, nos quais olhamos uma paisagem e agradecemos por estar ali.
Assim como o filme nos mostra, é importante valorizarmos cada momento que passamos ao lado de alguém que amamos, ao invés de se arrepender e pensar que você poderia ter vivido mais coisas ao lado dessa pessoa.
2 – Compartilhe suas dores
Na trama, Mackenzie acaba se fechando completamente para aqueles que tentam se aproximar dele após o luto. Desta forma, o personagem acaba criando um abismo entre as pessoas que o amam ao invés de se cercar de amor.
Quanto mais guardamos nosso sofrimento, mais torturamos nossa alma, por isso, é importante que possamos abrir espaço para o diálogo, tirar as amarguras de nossos corações, perdoar e assim conseguir ser perdoado, em busca do nosso processo de cura.
3 – O perdão faz bem para a alma
Além da morte de sua filha, uma das grandes causas da amargura de Mackenzie é a raiva que ele nutre pelo assassino de Milly. Ele acaba sendo consumido por este sentimento, algo que não se torna benéfico para ele.
Ao se deparar com Deus, Jesus e o Espírito Santo, ele entende que é necessário perdoar o culpado pelo seu sofrimento e, por mais que pareça difícil, é preciso aceitar as coisas que não conseguimos mudar, para libertarmos nossa alma e seguirmos em frente.
4 – A vida sempre tem algumas tempestades
Nem só de momentos bons são feitos nossos dias e está tudo bem! Tudo acontece por um propósito maior, pelo menos é isso que a divina trindade do filme tenta ensinar a Mackenzie.
Ao culpar Deus por sua ausência quando ele mais precisou, o personagem entende que algumas coisas precisam acontecer, mesmo que sejam extremamente dolorosa.
Nenhuma dor é para sempre, nenhuma tempestade é eterna, afinal, um dia o sol sempre reaparece no horizonte e, da mesma forma, quando nos permitimos, a felicidade volta a ser algo recorrente em nossas vidas.
5 – Não esqueça da fé
Assim como entender que dias bons sempre sucedem os ruins, o filme nos ensina a sempre carregarmos conosco a nossa fé. Não importa a religião ou a crença, precisamos de algo para nos ampararmos nos momentos mais difíceis.
Ao aliarmos isso com um ambiente cercado de amor e de pessoas que nos fazem bem, a tarefa de seguir em frente, se curar e buscar um novo caminho para a felicidade se torna mais fácil, visto que a fé nos traz força.
6 – Um coração bom vale mais do que qualquer coisa
O filme nos mostra o passado de Mackenzie, que cresceu em um lar abusivo, com um pai alcoólatra e agressivo, que mesmo assim frequentava a igreja constantemente.
Desta forma, o longa aborda uma ótica na qual ter um coração bom e bem intencionado vale mais do que a aparência de uma vida vista como a certa. Faça o bem, seja bom, as coisas que você carrega em seu coração dirão muito mais sobre você do que seus bens materiais!