Seria um filhote de dragão? É impressionante essa espécie
Habitante de regiões desérticas do sul da África, o lagarto-tatu (Ouroborus cataphractus), adulto, mede entre 15 e 20 centímetros de comprimento apenas. Ele é tão pequeno que chega a ser fofo, parecendo um filhote de dragão.
Lagarto-tatu vira “bolinha” para se proteger
A característica que mais chama a atenção no lagarto-tatu é seu mecanismo de defesa. Quando se sente ameaçado, ele morde a ponta da própria cauda e se enrola formando uma bolinha de escamas pontiagudas.
Enrolado, o animal protege sua barriga, que é exposta e macia devido à ausência de escamas. O lagarto-tatu é capaz de permanecer por até uma hora nessa posição, até que o perigo desapareça.
Alimentação do lagarto-tatu
O lagarto-tatu se alimenta basicamente de insetos (cupins, principalmente) e pequenos invertebrados.
Lagarto-tatu cuida dos filhotes
O lagarto-tatu é uma das poucas espécies de répteis que não bota ovos. A fêmea dá à luz um ou dois filhotes apenas por ano e tem período de gestação de seis a oito meses.
Ao contrário da grande maioria dos répteis, o lagarto-tatu cuida da prole e pode ficar um ano alimentando seus filhotes.
Outro comportamento incomum do animal é a formação de comunidades. A espécie é considerada uma criatura social e raramente é vista sozinha na natureza.