10 ilusões de ótica para desafie seu cérebro
O cérebro é, sem dúvida, um dos órgãos mais complexos e fantásticos do nosso corpo. Ele é o responsável por captar todas as informações a nossa volta, inclusive as que nós não conseguimos processar conscientemente, e transformar em estímulos para o restante do corpo. E melhor de tudo: quanto mais exercitado, mais o cérebro se desenvolve, até mesmo quando jogamos videogame!
Apesar de toda essa “tecnologia”, nosso cérebro está sujeito a alguns enganos, principalmente quando é induzido ao erro. A perspectiva e o ângulo de uma foto são dois elementos que podem fazer com que imagens reais pareçam Photoshop, causando uma certa confusão momentânea até conseguirmos entender o que estamos vendo.
Pra mostrar esses pequenos “bugs” do nosso cérebro, selecionamos algumas imagens que vão fazer você duvidar do que está vendo.
01 – “Qual é a cor das esferas?” de David Novick
Olha para essa imagem e diga quais são as cores das esferas.
Agora olhe novamente:
Desengane seu cérebro: são todas as bolas da mesma cor na verdade. As linhas coloridas acabam por confundir a nossa mente.
02 – Ilusão de Hermann-Hering
Olhe para as intersecções do branco com o preto nessa imagem. O que vê?
Desengane seu cérebro: a ilusão criada faz a mente ver uma sombra/mancha escura no cruzamento das linhas. Entretanto, essas sombras não existem. Fixe diretamente num desses pontos de intersecção e você verá que não há mancha alguma.
03 – Ilusão de Ebbinghaus
Qual é o tamanho dos círculos laranjas?
Tem certeza? Olhe novamente agora:
Desengane seu cérebro: é tudo uma questão de perspectiva. A diferença de tamanho das esferas azuis confundem o nosso cérebro e nos fazem achar que as esferas laranjas têm tamanhos bastante distintos.
04 – “Rotação das cobras” de Akiyoshi Kitaoka
Conseguiu não ser enganado pelas duas outras imagens? Vamos ver o que acha dessa ilusão de movimento:
Desengane seu cérebro: pelo modo com esses círculos estão configurados e por rápidos movimentos dos nossos olhos, somos iludidos a acreditar que há algum movimento nessa imagem. Mas não há! Olhe fixamente para um dos círculos e você deixará de ter essa percepção de movimento.
05 – “Desenhando Mãos” por M.C. Escher
Truque para enxergar: o artista criou a ilusão de que uma mão está desenhando a outra e vice-versa.
06 – “O terraço” por David Macdonald
É um terraço, afinal?!
Truque para enxergar: Se olhar para a parte de cima, a primeira metade da imagem, verá um terraço, de fato. Entretanto, na segunda metade da imagem parece ser já uma outra perspectiva. Ambas as partes não parecem se conectar. A ideia do artista é justamente provocar essa confusão.
07 – “Caminho de pedras” de Rob Gonsalves
No caminho tinham pedras… ou seria, no caminho, tinha uma cidade inteira? “Andando sobre a cidade” poderia ser o outro nome dessa obra.
Truque para enxergar: outra confusão criada por um artista. Nessa obra, a trilha de pedras e a cidade trazem diferentes modos de enxergar e entender a imagem. Na lateral esquerda, temos a trilha. Na lateral direita, temos a cidade. O que é real, o que não é real? Não há uma resposta correta. A ideia é brincar mesmo com as percepções.
08 – “Prestes a conhecer Mr Newt” de Julian Beever
Julian Beever é o artista responsável por essa imagem e pelas duas próximas. Ele faz os desenhos em plena cidade e as pessoas interagem com as obras. Como ele afirma, a perspectiva do 3D fica mais visível na fotografia do que ao vivo.
Truque para enxergar: a menina e a vara do anzol são reais. O resto é obra do artista.
09 – “A arte da camuflagem” de Wilma Hurskaine
Quando sua roupa combina tanto com a praia que até causa confusão!
Truque para enxergar: foque seus olhos principalmente na parte branca. Você verá como a blusa e o mar confundem-se.
10 – Gato ou rato?
Truque para enxergar: Um gato preto de longe, um rato ao centro, no nariz do gato.