15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas
Você é capaz de “ler” uma pessoa? Sabe se, em uma conversa, seu interlocutor está tentando tirar alguma informação sua ou te intimidar? É capaz de identificar alguém que está te seguindo? Ou ainda fazer valer sua opinião em uma discussão? Bem, sabemos que interpretar o que os outros estão nos dizendo com o corpo é uma vantagem na maioria das situações.
No Tediado reunimos dicas incríveis para ajudá-lo a “entender” a atmosfera melhor do que qualquer outra pessoa e escapar do constrangimento da maneira mais elegante possível.
01 – Se seu interlocutor estiver falando demais
Como não há uma maneira realmente educada de dizer para as pessoas ficarem caladas, você pode tentar o seguinte truque para interromper a conversa: basta soltar o que tiver na mão — exceto, talvez, o celular -, ou derrubar algo “sem querer”. Isso fará chamará a atenção de seu interlocutor, fazendo com que se sinta desconfortável, o que provavelmente fará com que pare de falar.
02 – Se você se sentir nervoso
Quando você está comendo, seu cérebro imagina que está tudo bem. Afinal, você está com tempo para se alimentar. Por isso, mascar chiclete é uma forma de enganar seu cérebro e induzi-lo a um estado de relaxamento. Você pode usar esse truque durante uma conversa tensa, antes de entrevistas ou até durante momentos estressantes.
03 – Se tiver clientes irritados
É sempre difícil lidar com um cliente irritado. Por isso, um truque simples para quem tem lojas, por exemplo, é colocar espelhos atrás e ao redor do balcão, para que as pessoas possam se ver durante a discussão. Não gostamos de nos enxergar dessa maneira, porque também não gostamos de pessoas raivosas. Então, isso ajudará a acalmá-las, criando um espaço para uma conversa sensata.
04 – Se quer se livrar daquela música “grudada” na cabeça
Pode ser um jingle de comercial, uma música das paradas de sucesso ou até uma canção que você ama. Essas melodias encontram o caminho para “grudar” no cérebro e, sem perceber, você começa a cantarolar e passa a “ouvi-las” em sua cabeça o tempo inteiro. Tente terminar a canção, pois seu cérebro vai pensar que a música acabou e você conseguirá tirá-la da cabeça.
05 – Quando tem pela frente uma negociação difícil
Quando precisa negociar com alguém, especialmente para fins comerciais, este truque será útil. Coloque-se ao lado da pessoa em vez de se sentar de frente. Isso fará com que ela sinta que vocês estão do mesmo lado — inclusive do ponto de vista das opiniões. Além disso, é estranho ficar bravo ou gritar com alguém que está fisicamente tão próximo.
06 – Quando cometer uma gafe ou estiver em um ambiente constrangedor
Às vezes, o melhor a fazer é reconhecer o constrangimento vivido em uma situação. Se estiver em um novo grupo de pessoas, pode quebrar o gelo dizendo o que achou estranho. Usar o humor também ajudará. Por exemplo, fazer uma piada sobre o silêncio na sala ou admitir o quanto seu erro cometido ao falar foi engraçado.
07 – Na hora de comprar bebidas
Se você quer que as pessoas tomem um determinado tipo de bebida (ou bebidas de uma determinada marca), tenha em mente que geralmente seguimos o padrão de comportamento de quem inicia um determinado processo. Se você for o primeiro aa pedir bebida e optar por um vinho tinto, por exemplo, é bem provável que os demais integrantes do grupo façam o mesmo. Além disso, tendo sido o primeiro, pode ser que você não tenha de comprar mais.
08 – Se for novo em um grupo
Ao entrar em um novo grupo, é normal não ter certeza do que os outros pensam ao seu respeito. No entanto, você pode descobrir isso, prestando atenção à linguagem corporal. Se estiverem interessados em você, os pés apontarão para sua direção, em vez de apenas a cabeça. Isso funciona tanto para descobrir uma paquera quanto para reuniões sociais.
09 – Se estiver em uma discussão
Mesmo que alguém esteja gritando com você, mantenha a calma e fale baixinho para expressar sua opinião. Quando sentir que a outra pessoa não está respondendo e falando alto, espere e mantenha a voz tranquila. Depois de um tempo, sua abordagem provavelmente influenciará a outra pessoa, que vai parar de gritar.
10 – Se não conseguir a resposta que deseja
Muita gente tende a se enrolar com respostas que, para elas, são complicadas ou irritantes. E é possível que, nessas situações, seu interlocutor demore para ir ao ponto. Mas não deixe que o silêncio o faça desistir. Fique em silêncio, olhe a pessoa nos olhos e deixe que continue falando. Você acabará recebendo sua resposta.
11 – Se estiver indo a um primeiro encontro
Os primeiros encontros podem ser estranhos se você não tiver um plano para lidar com eles. Para evitar esse tipo de situação, vá com a pessoa a um evento ou a um “programa emocionante”. O tipo de atividade que você irá escolher deve depender, claro, da preferência pessoal do outro. O fato é que a pessoa associará a emoção a você e sentirá que está curtindo passar um tempo ao seu lado.
12 – Se deseja pressionar alguém durante uma conversa
Você pode pegar alguém mentindo ou enrolando ao falar sobre um assunto para evitar confronto. Se precisa que a pessoa confesse algo ou compartilhe mais informações, levante as sobrancelhas, mantendo contato visual para aumentar a pressão. Isso fará com que se sinta mais fraca psicologicamente e conte a verdade.
13 – Se você sente que está sendo vigiado
Se você está se sentindo vigiado ou nota que está sendo seguido, faça um teste simples: boceje! Verifique a reação dos outros. Se uma pessoa estiver te observando, também vai bocejar.
14 – Se está tendo problemas para convencer seus filhos a fazerem algo
Não pergunte às crianças se querem fazer alguma coisa. Apenas dê a elas opções de escolha, sem criar muita confusão. Por exemplo, se quiser que comam brócolis, tente perguntar se querem 2 ou 3 porções. Embora possam resistir, é provável que tomem uma decisão “adulta” e se sintam responsáveis no final.
15 – Se quiser intimidar alguém
Fugir de uma briga de uma maneira inteligente é quase sempre melhor do que entrar em conflito. Se alguém está sendo provocado, use o poder do contato visual. Olhe nos olhos, mantenha-se firme e movimente o olhar, seguindo até os pés da pessoa e volte novamente a olhar para seus olhos. Então, desvie o olhar. Isso transmitirá ao outro a mensagem de que o avaliou e que acredita que não se trata de uma ameaça a você.
Você tem seus próprios truques? Compartilhe com a comunidade nos comentários!