Cobras voadoras pulam entre árvores e intrigam cientistas
Era o que faltava para completar 2020. Se uma cobra se esgueirando pelo chão já causa medo em muitas pessoas, imagine se deparar com esse réptil voando por aí?! Pois é, este é o caso da cobra voadora chamada Chrysopelea paradisi, também conhecida como “a cobra das árvores do paraíso”.
O réptil vem intrigando cientistas com sua capacidade de saltar entre árvores e de planar por até 24 metros. Segundo o site “Science News”, pesquisadores da Virginia Tech, universidade dos Estados Unidos, colocaram etiquetas de captura de movimento em sete delas e as filmaram com câmeras de alta velocidade, enquanto elas voavam alcançando esta marca.
Em seguida, os cientistas construíram um modelo 3D para medir mais de 100 planadores de cobras vivas. Com isso, realizaram experimentos virtuais para investigar a ondulação aérea. De acordo com o trabalho, o movimento ondulatório feito pelo chão é o mesmo feito no ar, o que faz com que o animal tenha essa capacidade.
Apesar de parecerem assustadoras, as Chrysopeleas paradisis têm um veneno considerado inofensivo para os seres humanos, sem causar danos. Além disso, nós, brasileiros, precisariamos viajar até o sul e sudeste da Ásia, onde elas vivem saltando de galho em galho, para levarmos esse susto.