25 filmes da Disney que você só entende depois de adulto
Quando criança, gostamos dos filmes da Disney porque eles são divertidos e seus protagonistas transbordam carisma. No entanto, muitas produções têm mensagens que você realmente não percebe até que se torne um adulto.
Portanto, se você já cruzou a barreira dos 20 anos, é hora de ver alguns filmes novamente e descobrir seus verdadeiros significados.
#1 – Wall-E
Wall-E é um filme de animação dirigido por Andrew Stanton e lançado em 2008. Ele conta a história de dois robôs que são enviados à Terra em uma missão.
O filme nos convida a refletir sobre o uso excessivo de tecnologia e, mais ainda, a nos conscientizar dos danos que o ser humano exerce a cada dia no meio ambiente.
#2 – O Corcunda de Notre Dame
Lançado em 1996, é uma das maiores obras da Disney que trata de temas fortes com impacto social. Além disso, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor trilha sonora original.
O filme aborda temas diversos, como a perseguição aos ciganos (racismo e xenofobia), julgamentos pela aparência física, a amizade incondicional e a luta pelos direitos das pessoas.
#3 – Pocahontas
“Pocahontas” relata o encontro da filha do líder de uma tribo com um inglês. Ela é uma amante da natureza e da aventura.
Por outro lado, ensina a importância de saber ouvir com o coração, além de mostrar o quão cruel é o racismo. Também transmite uma mensagem ecológica que gira em torno da valorização da Terra.
#4 – Mulan
Devido ao estado de saúde de seu pai, a corajosa Mulan decide se passar por ele para lutar na batalha contra os hunos. Como não se lembrar desse filme!
“Mulan” promove a igualdade entre homens e mulheres, incentiva a não ter medo de falar o que pensa, ensina a não desistir e a lutar pelo que deseja.
#5 – A Bela e a Fera
Este filme, cheio de música e fantasia, é um clássico que você certamente já viu. Sua primeira estreia foi em 1991 e um remake live action foi produzido em 2017.
A moral mais importante desta produção é que a beleza está dentro, e que o mais essencial é o que não se pode ver.
#6 – Lilo e Stitch
A história deste filme é sobre a amizade entre Lilo e um experimento alienígena, Stitch. Ela o adota como animal de estimação, apesar de sua aparência estranha, e os dois se tornam grandes amigos.
“Ohana quer dizer família, e família significa nunca abandonar ou esquecer” é a frase mais conhecida do filme, que mostra que a família também é escolhida.
#7 – Up, Altas Aventuras
Em “Up, Altas Aventuras”, o viúvo Carl Fredricksen amarra milhares de balões em sua casa para cumprir uma viagem que prometeu à falecida esposa. Russell, um pequeno escoteiro, o acompanhará e fará você rir como nunca antes.
No final, você descobrirá que tem que curtir a estrada e que o amor nunca morre.
#8 – O Rei Leão
Esse é um clássico da Disney. Simba, filho de Mufasa, é ameaçado por Scar, seu tio, que quer ser o próximo rei. Como esquecer?
“O Rei Leão” ajuda a lidar com a perda de um ente querido e com o resto dos medos. Mas, mais do que tudo, nos ensina o significado de Hakuna Matata: viver e ser feliz.
#9 – Frozen
O filme conta a história de duas irmãs: Elsa e Anna. A irmã mais velha, Elsa, tem o poder de transformar tudo o que toca em gelo – e Anna quer ajudá-la a acessar o mundo exterior.
Essa história mostra a importância da união familiar, dizendo os sentimentos como forma de desabafar e desapegar das coisas ou situações negativas da vida. “Let it go, let it go…”
#10 – A Princesa e o Sapo
O filme nos leva a New Orleans, nos Estados Unidos, em 1913. Tiana quer abrir um restaurante, mas sua vida muda quando o Príncipe Naveen, transformado em sapo, a beija pensando que ela era uma princesa.
A lição? Se você deseja algo de todo o coração, pode torná-lo realidade, independentemente das dificuldades que possam existir.
#11 – Enrolados
“Enrolados” conta a história de uma princesa que foge da torre na qual estava trancada por toda a vida. Mas, obviamente, há uma maldição por trás de tudo.
O filme nos ensina que sair da sua zona de conforto pode ser uma ótima experiência, pois para descobrir coisas novas é preciso experimentar, deixar a covardia de lado e ficar com o que deseja.
#12 – Valente
O filme conta a história de Merida, uma princesa rebelde que, como qualquer adolescente, não gosta de seguir ordens e que sempre briga com a mãe.
A produção passa várias lições: devemos lutar pela independência e contra os padrões impostos pela sociedade. Também ensina que a família é muito importante e que você deve aprender a escutar.
#13 – Cinderela
Lembra dessa órfã que vive sob constante humilhação de sua madrasta e de suas filhas cruéis, Drisella e Anastasia? Claro!
Lute contra quem te explora e te torna submissa (com ou sem fada madrinha ao seu lado): essa é a lição que a Cinderela nos deixa.
#14 – Monstros S.A.
Produzido em conjunto com a Pixar, o filme gira em torno de uma empresa chamada Monsters Inc., que abastece a cidade de energia por meio dos gritos das crianças.
A produção ensina a importância do trabalho em equipe e de não julgar os outros sem conhecê-los.
#15 – Aladdin
Um menino muito pobre, chamado Aladdin, um dia tropeça em uma lâmpada mágica que tem um gênio. Ela ganha três desejos: um deles é se tornar um príncipe para se casar com Jasmine. Você se lembra?
O filme mostra como o dinheiro não compra felicidade, que o mais importante é falar a verdade e que as mulheres não são um prêmio que se pode ganhar.
#16 – Peter Pan
Este filme de 1953 conta a jornada e aventura de John, Michael e Wendy com Peter Pan na Terra do Nunca.
Peter Pan ensina que se você pensar positivamente, poderá voar sem asas (ou realizar seus sonhos).
#17 – Toy Story
Como podemos esquecer este mundo onde os brinquedos ganham vida quando os humanos não estão por perto! Você se lembra dos brinquedos do Andy?
A animação nos mostra que o ciúme é negativo, que nem tudo gira em torno de você e que bons amigos fazem a diferença.
#18 – Procurando Nemo
Quando um mergulhador captura Nemo, filho de Marlin, o peixe-palhaço e sua amiga Dory vasculham o oceano em busca do pequeno.
O filme exemplifica a conhecida grase: “quem não arrisca, não ganha”. Também ensina a ser corajoso e a nunca perder a esperança.
#19 – Alice no País das Maravilhas
Esta é a história de uma menina que, perseguindo um coelho branco, cai em um poço que a leva para um mundo mágico. O conto de Lewis Carroll tem mais temas para adultos do que para crianças, embora a Disney o tenha adaptado duas vezes.
É um filme com várias aprendizagens e que requer uma análise profunda no mesmo nível de “O Pequeno Príncipe”. Mas fique com esta frase: “Eu não sou louco! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são”.
#20 – Operação Big Hero
Você se lembra da aventura de Hiro Hamada com os amigos de seu irmão falecido e seu robô Baymax, na tentativa de salvar sua cidade?
É um desenho animado muito engraçado que mostra o verdadeiro amor entre irmãos, como lidar com a perda de um ente querido e como se impõe limites ficcionais apenas por falta de confiança.
#21 – Coco
Esta história conta a vida de Miguel, um menino que adora música, mas, por motivos familiares, não pode tocar nenhum instrumento.
O filme também trabalha o eixo já conhecido da Disney: você tem que lutar pelo que quer. Mas também assume a importância das raízes familiares e do significado da morte.
#22 – Moana
Moana é filha do grande cacique Tui que mora nas ilhas do sul do Pacífico. Seu desejo? Provar para sua família que é capaz de salvar a ilha de seu desaparecimento, o que a leva a uma perigosa jornada.
“Moana” fala sobre encontrar a felicidade, seguir nossos instintos e se levantar toda vez que tropeçamos. Muito inspirador!
#23 – Tarzan
Esta incrível aventura se passa na África e conta a história de Tarzan, um menino que é adotado por um gorila na selva. Você se lembra?
Deixar as diferenças de lado e valorizar a família são dois princípios morais claros do filme. Também explica o que é o amor verdadeiro e o grande poder que ele tem.
#24 – Divertidamente
Este filme gira em torno de cinco emoções de cores diferentes encontradas na mente de Riley Anderson: Alegria, Tristeza, Medo, Nojo e Raiva.
A mensagem que deixa é que é difícil e às vezes triste crescer, além de mostrar que não seremos felizes o tempo todo. Tudo significa que se sentir mal faz parte de aprender a viver melhor.
#25 – Detona Ralph
Ralph é personagem de um jogo que acaba entrando em uma aventura para ganhar uma medalha. Tudo muda quando, inadvertidamente, ele desencadeia um inimigo que ameaça todos os videogames.
O filme ensina como se aceitar, como materializar nossas boas intenções e qual o verdadeiro significado de ser um herói.