Porque não devemos dormir do lado direito?
Talvez quando você rola na cama, tudo em que você consegue pensar é ficar em uma posição que o ajude a adormecer mais rápido. Bem, qual lado você escolhe também é importante.
Assim como dormir de bruços não é bom porque, além das coisas que dificultam a respiração, há uma posição que os especialistas dizem ser a preferida: a de lado.
Eles argumentam que dormir do lado direito proporciona mais descanso e facilita o funcionamento do organismo.
Mas dentro da posição lateral, o lado esquerdo é o melhor, pois proporciona muitos benefícios. Estes são alguns dos mais importantes, segundo a ciência:
1. Bom para o cérebro
Dormir do lado esquerdo ajuda a drenagem linfática do nosso sistema nervoso central.
É nessa posição, que facilita a eliminação dos excessos e resíduos, como os depósitos de beta-amilóide, altamente nocivos à saúde.
2. Melhora a circulação
De acordo com a posição em que nossos órgãos estão localizados, neste caso especialmente o coração, dormir para o lado esquerdo impede a obstrução da aorta, que bombeia sangue do nosso coração para o resto do sistema sanguíneo.
Além disso, quando dormimos do lado esquerdo, a veia cava inferior permanece livre, sem qualquer órgão que a pressione, para que o sangue retorne mais facilmente para o coração.
Veja: O que acontece se você começar a dormir no chão?
3. Facilita a digestão
Esta é uma questão simples de gravidade. O estômago e os intestinos delgado e grosso estão levemente inclinados para a esquerda, de modo que ficar do lado esquerdo faz com que os alimentos passem por esses órgãos mais facilmente.
4. Alivia o peso na coluna
Quando você se deita de lado, sua coluna está mais alinhada do que de costas ou de cabeça para baixo. Além disso, de lado você evita que todo o peso do corpo caia sobre as costas.
O lado esquerdo é o melhor porque, como vimos, evita a pressão de vasos sanguíneos importantes.
Dormir para o lado esquerdo é especialmente recomendado para mulheres grávidas, pois isso impede que o bebê pressione a veia cava e o sangue circule mais facilmente, atingindo a placenta com os nutrientes necessários para o bebê.