9 esculturas que assustam e surpreendem ao mesmo tempo
A escultura é uma das mais belas expressões da arte: elas nos fascinam e provocam reflexões sobre a beleza e sobre a visão de mundo presente em determinado local ou época.
01 – Beijo da Morte, Barcelona, Espanha
O “Beijo da Morte“ é uma escultura instalada na tumba de um um jovem que morreu na década de 1930. Há um debate sobre sua autoria. Dizem que esta obra inspirou Ingmar Bergman no filme ”O Sétimo Selo”.
02 – Parque de esculturas “Victor’s Way”, Wicklow, Irlanda
A ideia de criar esse parque surgiu de Victor Langheld após uma viagem à Índia, feita com o propósito de encontrar-se espiritalmente. De acordo com o projeto de Langheld, todas essas esculturas um tanto assustadoras devem convidar as pessoas a pensarem sobre a própria vida e seu verdadeiro propósito.
03 – “Os bebês”, Praga, República Tcheca
As esculturas de David Cerny, que representam bebês gigantes sem rosto, não só “engatinham” pela torre de TV de Praga, mas também decoram (ou aterrorizam) o parque metropolitano de Kampa.
04 – “Camada de consciência”, Salzburgo, Áustria
A “Camada de Consciência“, de Anna Chromý, é uma escultura que retrata o Comandante que matou Don Juan. Ela fica na entrada sul da catedral de Salzburgo. Vale ressaltar que a obra inspirou a criação de vários ”gêmeos”, instalados em diferentes cidades europeias.
05 – “São Venceslau I da Boêmia montando cavalo morto”, Praga, República Tcheca
Mais uma vez, a criação de David Cerny pode ser contemplada neste monumento, que é uma paródia da escultura de São Venceslau sobre um cavalo, situada no centro de Praga. Inicialmente, foi colocada na mesma praça que o original, mas depois acabou sendo transferida para a Galeria Lucerna.
06 – “Menino pendurado”, Gante, Bélgica
Infelizmente, é impossível saber a autoria dessa escultura tão incomum, que está pendurada numa parede de uma casa em Gante, Bélgica. Talvez por isso, a obra seja considerada tão misteriosa e assustadora.
07 – Cemitério de Highgate, Londres, Reino Unido
O cemitério de Highgate é um dos mais lendários de Londres. Segundo rumores, na década de 1970 realizava-se caça de vampiros no local. E num dos túmulos jaz Jack, o Estripador, em pessoa.
08 – Cemitério de Père-Lachaise, Paris, França
O cemitério de Père-Lachaise é o lugar para encontrar muitos túmulos de famosos, como Oscar Wilde, Honoré de Balzac e Frederic Chopin. A maioria dos monumentos presentes no local são verdadeiras obras-primas da escultura, por isso o cemitério está sempre cheio de turistas. Mesmo os parisienses costumam visitá-lo frequentemente. Se você for visitar, uma curiosidade: estão sepultados lá artistas e filosofos famosos, como Marcel Proust, Balzac, Oscar Wilde Edit Piaf e o cantor Jim Morrison, do The Doors.
09 – Estátua do Apóstolo São Bartolomeu, Milão, Itália
Se você observar a estátua de São Bartolomeu de longe, não notará nada de incomum. Mas de perto, dá para ver que o “tecido” que cobre o corpo nu não é roupa, mas a própria pele do apóstolo.