14 prédios fantásticos que levam você a um universo paralelo
Todo mundo ouviu falar das 7 maravilhas do mundo desde os tempos antigos. Mas, acredite ou não, existem construções ainda mais magníficas que merecem nossa atenção.
Decidiu descobrir quais edifícios modernos poderiam completar a lista de maravilhas. Encontramos muitos deles! Basta olhar para estes edifícios – eles surpreendem a nossa imaginação com suas linhas incríveis. Nossa civilização deve se orgulhar dessas obras arquitetônicas.
01 – Edifício Lotus em Wujin, China
Terminado em 2013, o Lotus Building foi construído para abrigar parte do escritório de planejamento da cidade de Wujin, na China. O prédio de arquitetura extravagante e inovadora, digna do estilo chinês, ainda conta com salas de exposição e de reunião.
Envolto em um conjunto de pétalas de metal nervuradas, seu interior e exterior são cobertos por mosaicos colocados à mão, que criam um suave gradiente de cores que vai do branco até o Pink, acentuados ainda por um jogo de luzes. No salão central do edifício existe um lustre de mais de 7 metros, representando o estigma da flor de lótus.
02 – Um hotel incrível nos Alpes
O lugar pode parecer real, mas ainda não foi construído. É um projeto do designer Andrii Rozhko, que tem esperança de que sua ideia inovadora possa realmente ser incorporada em um penhasco.
03 – O Templo de Lótus na aldeia de Bahapur, Índia
Esse templo em formato de flor de lótus é um lugar aberto a todos, independentemente da religião. O local foi projetado pelo arquiteto Fariborz Sahba e finalizado em 1986, e já ganhou vários prêmios de arquitetura pelas suas formas incomuns.
04 – As Casas Cúbicas de Rotterdam, Holanda
Rotterdam é a segunda maior cidade dos países baixos — a primeira é Amsterdam —, localizada na província de Holanda do Sul. É uma cidade holandesa com arquitetura moderna e original. Na cidade, os turistas ficam sempre muito impressionados, pois há muito para ver em Rotterdam além do maior complexo portuário do mundo.
05 – O Atomium em Bruxelas, Bélgica
O Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.
As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panoramica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. As três esferas, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança.
06 – Cidade das Artes e Ciências de Valência, Espanha
O complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento que se assemelha a uma nave espacial, é uma espécie de mini cidade projetada por Santiago Calatrava e Félix Candela, e foi inaugurado em 16 de Abril de 1998.
07 – Heydar Aliyev Center, Azerbaijão
Projetado por Zaha Hadid, o prédio chama atenção por sua estrutura ondulada. Se trata de uma sala de concertos com um incrível auditório, localizado em Baku, capital do Azerbaijão. O edifício já ganhou um prêmio na categoria design arquitetônico.
08 – Emporia Shopping Center, Malmo, Suécia
O curioso edifício parece uma onda oceânica e pode dar a sensação de que está “derretendo”. Seu exterior é composto de painéis de vidro com curvas que impressionam quem passa por lá.
09 – La Muralla Roja, Calpe, Espanha
Localizado no sul da Espanha, esse distrito com paredes vermelhas foi influenciado pela arquitetura árabe do Mediterrâneo. Por dentro, os edifícios são azuis e roxos.
10 – Museu ArtScience em Singapura
Esse museu localizado em Singapura, se assemelha a uma mão, flor de lótus ou uma cebola, e é uma das principais atrações turísticas do local.
11 – Torre em Abu Dhabi
Capital GateTower tem inclinação de 18 graus, maior que a Torre de Pisa. Recorde foi reconhecido pelo Livro Guinness.
12 – Rotterdam Market Hall, Holanda
A Holanda é um país repleto de lugares interessantes para conhecer. O Rotterdam Market Hall é um deles. O lugar foi inaugurado em 2014 e é um centro de compras, uma espécie de mercado municipal, que chama atenção pelas cores vivas. O interessante é que o prédio também possui apartamentos para quem quiser morar por lá.
13 – Museu Guggenheim Bilbao, Espanha
Parada obrigatória para os fãs de arquitetura que visitam a Espanha, esse museu foi projetado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry, e hoje é um dos pontos turísticos mais famosos do país.
14 – Kunsthaus Graz, Áustria
Kunsthaus Graz é um museu de arte moderna localizado na Áustria. Projetado pelo arquiteto inglês Peter Cook, foi fundado em 2003 e é referência em arquitetura sustentável.