Curiosidades

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas

Imagine um lugar tão bonito que você chega a pensar que não parece ser real. Há muitos locais ao redor do mundo que parecem ter sido tirados de um conto de fadas. Essas charmosas aldeias, castelos antigos e florestas ocultas serviram de inspiração para designers, criadores e produtores de filmes, encarregados de criar reinos que nos surpreendem na tela. Hoje decidimos visitar alguns deles.

Estes são alguns dos mais incríveis que serviram de inspiração para filmes de contos de fadas.


01 – Pinóquio

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 1
A Disney baseou o filme no romance infantil As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Lorenzini, que centrou a trama na terra natal de sua mãe, a cidade italiana de Collodi. O lugar era tão especial para Carlo que ele começou a assinar seu nome, modificando-o para Carlo Collodi. Suas pequenas casas, as ruas estreitas de paralelepípedos e seus arcos fizeram desta aldeia toscana o ponto de partida perfeito para criar o personagem Pinóquio.


02 – Frozen: Uma Aventura Congelante

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 2
O cenário foi tirado das aldeias rurais da Noruega e seus magníficos fiordes. É possível ver a semelhança com a paisagem natural, as igrejas de madeira, a arquitetura de tijolos, os padrões têxteis e até mesmo os animais (lembre-se de Sven). Por quê? Porque a história foi inspirada pelo autor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen em A rainha da neve. Por isso, parece natural que Michael Giaimo, o diretor de arte da Frozen: Uma Aventura Congelante, viajasse à Escandinávia em busca de inspiração.


03 – Mulan

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 3
Os ancestrais de Mulan devem estar orgulhosos. O filme é uma adaptação do antigo conto chinês A Balada de Hua Mulan, que remete ao século VI. Os produtores fizeram uma pesquisa histórica e colocaram a narrativa exatamente onde aconteceu, entre as dinastias Ming e Qing. As famosas paisagens retratadas no filme, como a Grande Muralha da China e a Cidade Proibida de Pequim, já haviam sido construídas nessa época.


04 – A Bela e a Fera

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 4
Bonjour, Alsácia! A região francesa famosa por suas aldeias pitorescas. O filme tem como base a história original escrita por Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve, uma escritora francesa do século XIX. Então a “pequena aldeia” de Bela é, na verdade, uma cidadezinha provinciana. Os produtores escolheram lugares como Colmar e Eguisheim para retratar a aldeia original do filme e só podemos dizer que acreditamos que o resultado teria agradado muito a autora, Barbot de Villeneuve.


05 – Cinderela

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 5
É muito difícil estar mais próximo de um local de conto de fadas do que desse. Foi Herbert Ryman quem projetou o castelo original da Cinderela, que mais tarde foi construído como parte da Disneylândia. Sua principal inspiração foi o castelo de Neuschwanstein, na Alemanha. Originalmente foi construído pelo rei Ludwig II, da Baviera, como uma residência de verão. Suas altas torres pontiagudas, sua entrada arqueada e a floresta circundante combinam perfeitamente com as da moradia do Príncipe de Cinderela.


06 – Aladdin

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 6
Onde é esse lugar? Índia? Arábia? A cidade fictícia de Agrabah está em algum lugar no Oriente Médio. A música “Arabian Nights” o confirma. Mas o palácio Jasmine e o Taj Mahal, na Índia, são excepcionalmente semelhantes. Isso se deve ao fato de o palácio real ter sido construído durante o Império Mongol indiano, quando o islamismo era a religião oficial e a arquitetura muçulmana prevalecia.


07 – Branca de Neve e os Sete Anões

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 7
Você consegue imaginar Branca de Neve cantando para o seu príncipe daquela sacada? Nossa princesa mais velha foi uma inspiração de um conto popular alemão, registrado pelos irmãos Grimm. Algumas pesquisas mostram que a história poderia ter sido verdadeira e que a floresta escura, a carne de javali, os anões e o caixão de vidro apontam para acontecimentos que ocorreram ao redor do Castelo de Lohr e da floresta Spessrt.


08 – A Pequena Sereia

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 8
Esse castelo fica ao lado de um lago, não muito perto do oceano, mas é quase uma cópia do filme. O castelo suíço de Chillon, às margens do Lago de Genebra, foi a inspiração para o doce lar do Príncipe Eric. A construção é cercada por água, suas amplas torres correspondem às do filme e as janelas estreitas completam a atmosfera. No entanto, infelizmente, não há nenhum príncipe Eric para nos dar as boas-vindas.


09 – Enrolados

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 9
Sim, essas torres existem. Rapunzel foi uma adaptação das torres medievais francesas, como as de Chenonceau. Há também uma forte semelhança com as impressionantes torres irlandesas construídas para defender suas comunidades dos vikings, mas só podemos supor que os criadores também se inspiraram nelas. Para o castelo, por outro lado, a ideia do pessoal de criação foi definitivamente uma vitória para se ter uma ilha semelhante à do Monte Saint-Michel, na região da Normandia.


10 – Moana

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 10
John Muske, um dos diretores, teve a ideia para o filme a partir de um livro que descreve o herói mítico polinésio, Māui. Ele teve a “difícil” tarefa de viajar para muitas das ilhas paradisíacas do Pacífico Sul para pesquisar um pouco. Fiji, Samoa e Tahiti foram algumas das que visitou para aprender sobre a cultura e as tradições dos povos indígenas e reproduzir as paisagens de tirar o fôlego de Motunui, a ilha de Moana.


11 – Valente

11 lugares mágicos que inspiraram os filmes de contos de fadas 11
Não é segredo que o filme se passa nas Terras Altas da Escócia, até a Disney desenhou o tartã do clã Merida, com registro oficial dos tartãs escoceses. O castelo medieval de Dunnottar, cercado pela paisagem mais verde do mundo, é o lugar perfeito para as aventuras de Mérida. Parece óbvio esperar feitiços, magias, concursos de tiro com arco e sotaques ingleses e escoceses.

Você conhece um lugar que é tão impressionante que poderia inspirar um conto de fadas? Por favor, descreva-o na seção de comentários!

Lugares incríveis